sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A ecologia acompanha a Freeway


Parque Delta do Jacuí

Ao trafegar pela BR 290, em direção à Guaíba, você cruzará o Parque Delta do Jacuí. A reserva é formada por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Lontras, jacarés-de-papo amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta.

O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja, regulando a vazão dos rios em épocas de cheias, protegendo a população da grande Porto Alegre. O interior da área ainda não está organizadamente aberto para visitações públicas, pois é necessário equilibrar o ecossistema, adaptando os moradores das ilhas ao ambiente.

Reserva Biológica da Serra Geral

Viajando pela Freeway nas proximidades de Osório você verá, ao longe, as formações da Reserva Biológica da Serra Geral. Ela é coberta pelas Matas Atlântica e de Araucária, onde são freqüentes os palmiteiros, canelas, figueiras, cedros e louros, entre outras centenas de espécies vegetais. Nessa região também são encontrados mamíferos raros, como paca, bugio, graxaim e veado mateiro. No interior da reserva nascem mais de setenta córregos que contribuem na formação das águas do Rio Maquiné e da Lagoa dos Quadros.

Lagoa dos Barros

Ao chegar na divisa do município de Santo Antônio da Patrulha com a cidade de Osório, o motorista que dirige pela Freeway se depara com um espetáculo da natureza. A Lagoa dos Barros circunda a rodovia e deixa a paisagem ainda mais bela. Além de proporcionar um lindo visual, a área é economicamente importante para a região.

Os ventos que atuam com força fazem do local o ponto ideal para o Parque Eólico. O maior parque da América Latina fica localizado as margens da Lagoa e é um atrativo diferente para os motoristas. Trafegue com cuidado em dias de muito vento para não perder o controle do carro e não deixe de apreciar a beleza natural da Lagoa dos Barros.
Parque Eólico

A paisagem da Freeway conta também com as torres do Parque Eólico de Osório, que ajudam a complementar o cenário da rodovia. Este é o segundo maior parque eólico do mundo e considerado também o mais moderno. São 75 torres de aerogeradores, cada uma com 98 metros de altura e um peso de 810 toneladas. Cada hélice tem 70 metros de comprimento, e o parque tem capacidade de gerar 150 MegaWatts, energia suficiente para atender as 700 mil pessoas (aproximadamente metade da população de Porto Alegre). Além ter uma fonte natural e renovável – o vento –, o parque eólico é integrado ao ambiente ao qual está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário