sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Assistência na rodovia

SOS Free Way

É o serviço de socorro médico e auxílio mecânico a que todo o usuário tem direito quando trafega pelo trecho concedido.

Objetivo do SOS

O principal objetivo do processo de atendimento emergencial é possibilitar que as pistas de tráfego estejam com total capacidade de circulação no menor espaço de tempo possível. Todos o serviços estão voltados para limpeza e/ou liberação de quaisquer tipos de interferências sobre as pistas, incluindo acidentes, veículos em pane, animais sobre as faixas, restos de pneus e outros tipos de ocorrências que venham a interferir na livre circulação dos veículos.
Como funciona o SOS?

O serviço emergencial está disponível no trecho da BR-290 entre o Km 00 ao Km 112 e na BR-116 do Km 291 ao Km 301 durante 365 dias por ano nas 24 horas do dia. O atendimento do SOS Free Way é realizado pelo Centro de Controle de Operações da Concepa, que recebe as informações por diferentes vias:

- Telefone do SOS Free Way 51- 3029 2000
- Call Box: interfones localizados em refúgios ao longo do trecho, localizados em média a cada quilômetro da rodovia. Sempre que estiver em uma emergência, o motorista deve utilizar os refúgios para paradas seguras, evitando a pista ou o acostamento
- Monitoramento de 31 câmeras instaladas nos principais trechos da rodovia
- Solicitações da Polícia Rodoviária Federal
- Identificações de ocorrências pelas Viaturas de Inspeção de Tráfego

No recebimento ou na visualização da necessidade de atendimento, os Operadores do Centro de Controle de Operações encaminham viaturas adequadas para cada tipo do atendimento.

Para o atendimento emergencial se encontram a disposição Guinchos Super-pesados, Guinchos Pesados, Guinchos Leves, Viaturas de Inspeção de Tráfego, USA – Unidade de Suporte Avançado, Unidades de Resgate, Caminhão Boiadeiro, Caminhão Pipa, além de recursos eletrônicos como Câmeras de Monitoramente, Painéis de Mensagem Variável, Call Box (telefones de emergência).

Existem quatro Bases Operacionais em pontos estratégicos ao longo da rodovia, para que o tempo de resposta aos chamados de emergência seja o menor possível.

Uma estrutura moderna para atender os usuários da rodovia

CCO - Centro de Controle de Operações
PMV - 5 Painéis de Mensagem Variável
Sistema de Monitoramento - 31 câmeras ao longo da rodovia 24 horas por dia
Call Box - 124 interfones de emergência

O SOS Free Way realiza em média 40.000 atendimentos por ano. São mais de 100 profissionais envolvidos no processo de atendimento ao usuário.

Fonte: Concepa
Foto: www.triunfoconcepa.com.br

Um comentário:

  1. Pq vcs só postam notícias sobre a concessionária e não do movimento pelo acesso?

    ResponderExcluir