quinta-feira, 29 de julho de 2010

A tecnologia pega a estrada

Radiovia

Previsto no Decreto Federal 90.390, de 1984, o serviço de radioestrada nunca havia saído do papel até fevereiro de 2004, quando foi colocada no ar a pioneira Radiovia Freeway FM 88.3. A Radiovia é a principal fonte de informação e condições da rodovia para quem está na estrada e é possível ser acionada sem precisar parar o carro ou mesmo utilizar o celular. Educação no Trânsito e Entretenimento complementam uma programação totalmente voltada ao cliente.

Câmeras de Monitoramento


Vinte e cinco olhos eletrônicos monitoram os trechos mais movimentados da Freeway, possibilitando aos operadores da Central de Controle de Operações (CCO) antecipar, visualizar e interceder frente a qualquer incidente no trecho. É no CCO que chegam todos os chamados emergenciais da rodovia e de onde parte a logística para o encaminhamento de viaturas, carros resgate e ambulâncias. As câmeras de monitoramento na Freeway são muito utilizadas pelas emissoras de tevê do Estado – RBS TV, TV COM, Bandeirantes, SBT, TVE, Record, Ulbra TV e TV Pampa - para mostrar, ao vivo, as condições de tráfego para milhares de espectadores.

Passagem eletrônica

Buscando mais agilidade e facilitação foi adotado em 2006 um sistema inédito no Estado para passagem automatizada pelas praças de pedágio da Freeway. A partir da colocação de um chip no pára-brisa do veículo, o cliente passa sem parar pelas praças, efetuando o pagamento posteriormente, através de conta corrente previamente habilitada. Em 1998 o Smart Card também proporcionava passagem eletrônica, mas com necessidades de pré-créditos e parada na cabine.

Plano de Ação e Emergência para a Rodovi
a

A rodovia também conta com um Plano para situações de alto risco para os usuários, como acidentes envolvendo cargas perigosas, queda de fios de alta tensão na rodovia, vazamento de gasodutos e acidentes envolvendo múltiplas vítimas. Esse plano norteia e agiliza a ação de todos os colaboradores envolvidos, propiciando ações mais precisas. Para que as equipes estejam sempre treinadas são realizados treinamentos periódicos, simulando situações reais de acidentes e emergências com as citadas. Já foram realizados sete simulações. Tal experiência foi condensada em um Seminário realizado na Concepa em 2005 e que reuniu representantes de empresas e órgãos envolvidos.

Cimento Portland

O "whitetopping", ou cimento Portland, foi adotado em 17 quilômetros da rodovia onde se diagnosticou a necessidade de substituir integralmente as camadas estruturais do pavimento. Estudos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul apontaram o "whitetopping" como a melhor solução, em contra partida a remoção de todas as camadas inferiores da pista. O cimento Portland melhora a visibilidade, especialmente à noite, e proporciona maior aderência, sendo apontado como um dos melhores trechos de trafegabilidade na Freeway. A pesquisa completa foi apresentada em Seminário do setor na Agência Nacional de Transportes Terrestres, em Brasília, em 2004.

Fonte: com informações da Concepa
Foto: site novohamburgo.org

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